Israel Institute of Biblical Studies

quarta-feira, 9 de maio de 2018

O Messiado escondido


Pouco antes da famosa cena com a mulher Samaritana (João 4), é revelado que os "discípulos de Jesus foram até a cidade para comprar carne". Os detalhes parecem insignificantes. Mas, na verdade, esconde um dos segredos mais profundos do Messias!

Filho do homem ou Messias?

Quando Jesus perguntou a Pedro "Quem você diz que eu sou?" Pedro respondeu "O Cristo (Messias) de Deus" (Lucas 9:20-21) Jesus não se referia a si mesmo como Messias durante todo o seu ministério na terra. Ele se chamava de "Filho do homem". Além disso, ele proibiu que os outros falem do seu messiado. Por quê? De acordo com a tradição judaica, o Messias seria reconhecido primeiro e apenas depois seria revelado para aqueles que não o reconheceram.

Revelando o segredo

O único momento em que Jesus revela seu messiado, ele fala, não com um judeu, mas com uma mulher Samaritana. Ele disse "Eu sou ele (Messias), quem vos fala." (João 4:26) A Bíblia especifica que esta revelação aconteceu quando seus discípulos foram até a cidade. Apenas o contexto da tradição judaica explica porque era tão importante que não houvesse nenhuma pessoa judia por perto!

O Contexto Judaico do Novo Testamento

Esta história é um lindo exemplo de como o Novo Testamento testemunha suas raízes judaicas.

Até a próxima!
Fica na paz!