O rio Jordão

riojordãoosignificado
O rio Jordão, que se forma na fronteira oriental do moderno Estado de Israel, é um dos corpos de água mais famosos da Bíblia. Deus, através de Josué, dividiu as suas águas para permitir que os israelitas passem para a Terra Prometida, Naaman o arameu foi curado de lepra aqui e, claro, Jesus foi revelado para Israel aqui através do ministério de João Batista.
O que faz deste canal de água no Oriente Médio tão sagrado? 

Nas margens do Jordão, Moisés pronunciou três sermões para os israelitas, fez um desafio a Josué, abençoou as tribos uma a uma, compôs uma canção e partiu para os céus.

Nas margens do Jordão, Moisés:

  • Ele prega três sermões
    1. Primeiro sermão (Dt 1–4)
    2. Segundo sermão (Dt 5–26).
    3. Terceiro sermão (Dt 27–30).
  • Ele desafia Josué (Dt 31.7,8,14)
  • Ele abençoa as doze tribos (Dt 33.1-3,27-29
  • Ele completa o Pentateuco (Dt 33.31.9,24)
  • Ele compõe uma canção (Dt 3.19; 32.3,4,9-11,43
  • Ele morre e parte em direção aos céus
  • (Dt 34.1,5-7,10)

O QUE É “JORDÃO” EM HEBRAICO?

O nome Jordão em Hebraico é Yarden (ירדן) vem da raiz y-r-d (ירד), que significa “descer”. Essa é uma referência ao rio de desce desde as montanhas do Golã até o local mais baixo do planeta, o Mar Morto. Mas além do significado físico, existe um significado metafísico muito mais profundo.

O JORDÃO DO DEUS DE ISRAEL

rio jordão nascente

A nascente do rio Jordão, fica em Cesareia de Filipe.

Nos tempos antigos as pessoas viviam em uma sociedade agrícola. Elas acreditavam que os seus deuses abençoaram eles com rios que entregam água do reino dos deuses para a terra. Esses rios garantiam a produção abundante de frutas da terra. O povo de Israel tinha uma visão de mundo parecida: O Senhor que deu a terra para eles, abençoou eles com o seu canal principal de bênção, o rio israelita da descida – o Jordão. Um bom exemplo é a história de Naaman o arameu. Primeiro, ele recusou mergulhar no rio associado com o Deus de Israel para curar sua lepra. Isso seria uma traição nacional com vista no seu alto posto militar. Quando ele recebeu sua cura, ele declarou que há Deus apenas em Israel (2 Reis 5).

Fonte de informação de parte do conteúdo:

Yakov Rosenberg
Professor de Hebraico Bíblico, eTeacherbiblical
Jerusalém-Israel

Até a próxima!

Fica na paz!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *