O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA

O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA

O Espírito Santo não é um vento, uma chama de fogo ou uma pomba branca.

Jesus sabia disso. Ele nos ensinou: “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre” (Jo 14.16).
O Espírito Santo não é uma coisa. Ele é Deus.
Devemos ter cuidado para não interpretar erroneamente e distorcer as imagens, as metáforas e os símbolos usados na Bíblia.
O Espírito Santo é uma Pessoa, e não simplesmente uma presença. Ele é uma Pessoa que possui uma presença, uma “atmosfera” que emana dEle.
Creio que o termo espírito confunde muitas pessoas. “O espírito dela é maravilhoso!”, a mulher de um pastor disse-me certa vez. Ela se referia à atitude de outra senhora. “Eu adoro o espírito que sinto nesta igreja!” Esse tipo de declaração se refere ao “clima” que sentimos durante o culto. Entretanto, o Espírito Santo não é uma atitude, uma atmosfera ou um ambiente. Ele é uma Pessoa que fala, pensa e planeja, e é incrivelmente brilhante e articulado.
Ele é a voz de Deus para nós.Em João 16.13, lemos: “Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir”. Uma presença ou atmosfera não pode falar! Uma pessoa, sim. Uma presença ou atmosfera não possui mente, vontade própria, um plano. Pensamentos têm presença. Animais geram presença. Entretanto, o Espírito Santo é muito mais do que uma presença.
O aroma de uma comida não é o alimento em si. O cheiro ruim não é o próprio gambá! O latido não é o próprio cachorro. O grasnar não é o pato. Logo a presença do Espírito Santo é a evidência de Sua Pessoa.
Pouca gente sabe disso. É por isso que muitos nunca falam sobre seus problemas com o Espírito de Deus. Eles acham que Ele é uma nuvem silenciosa ou um vento enviado a alguns edifícios ou a algumas pessoas.
Mas Jesus reconheceu o Espírito Santo como Mentor: “Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome,  lhes ensinará todas as coisas…” (Jo 14.26)
O Espírito Santo não é um nevoeiro.
Ele não é o vento.
Ele não é o fogo.
Ele não é a chuva.
Ele não é uma pomba branca durante um culto de batismo.
Se Ele fosse o vento, não poderia ensinar os homens. Se fosse o fogo, não poderia trazer aconselhamento. Se fosse um pássaro branco, não poderia falar conosco sobre os ensinamentos de Jesus. O Espírito Santo simplesmente usa várias imagens para revelar Suas obras, Sua natureza e muitas de Suas qualidades.
O Espírito Santo pode entrar em nossa vida, como a água, refrescando-nos. “Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes. Eles brotarão como relva nova, como salgueiros junto a regatos” (Is 44.3,4).
O Espírito Santo pode entrar em nossa vida, como o fogo, purificando-nos. “E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava” (At 2.3,4).
O Espírito Santo pode mover-se de maneira rápida e repentina em nossa vida como o vento. “De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados” (At 2.2).
O Espírito Santo se manifesta a nós da maneira que mais necessitamos. Ele pode mostrar-se como alguém que cuida de nós; como a mãe que amamenta o filho faminto. Ele pode mostrar-se um Conselheiro brilhante e articulado quando enfrentamos uma decisão difícil. Ele pode vir como um Médico quando fomos machucados ou atormentados na batalha.
O Espírito Santo é uma Pessoa. Quando aceitamos essa verdade, nossa experiência cristã muda drástica, instantânea e satisfatoriamente em todas as áreas de nossa vida. Então, lembremos sempre: o Espírito Santo é uma Pessoa.
O que você precisa saber sobre seu companheiro de todos os dias, o Espírito Santo!
Visite também: O ESPÍRITO SANTO EM ATOS
Até a próxima! Fica na paz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *