QUAL É O SIGNIFICADO DA SERPENTE DE BRONZE?


Qual é o significado da serpente de bronze?

A passagem de Números 21.4-9 apresenta um dos muitos incidentes em que os israelitas falaram contra Deus e Moisés. Quando os israelitas queixaram-se de falta de comida, de água e do maná, o Senhor enviou serpentes venenosas, que renderam muitas vítimas fatais. Quando as pessoas perceberam que haviam falado contra Deus e Moisés, pediram que este orasse para que o Senhor livrasse o povo das cobras. Em resposta, Deus instruiu Moisés a fazer uma réplica em bronze de uma cobra que curaria aqueles que olhassem para ela.
Que tipo de tratamento médico foi esse? O poder vinha de Deus, mas era necessário o ato de fé em olhar para a imagem de bronze e confiar em que Deus iria curá-los. Assim como as mordidas de serpente resultaram da ira de Deus, o Senhor proveu libertação por meio de Sua graciosa vontade.
Quando Ezequias tornou-se o rei de Judá, em 715 a.C., os israelitas começaram a fazer da serpente de bronze de Moisés um ídolo (ver 2Rs 18.1-4). O povo, provavelmente, havia mantido a imagem como um lembrete do poder de Deus, assim como outros artefatos do período de deserto; mas, as pessoas começaram a adorá-la como uma divindade. Logo, tinha de ser destruída, assim como outros santuários e pilares pagãos. Tal idolatria é uma séria ameaça à adoração do único e verdadeiro Deus.
Jesus referiu-se ao incidente da serpente de bronze em João 3.14,15 ao prever a forma de Sua execução – Ele seria erguido na cruz assim como Moisés levantou a serpente em um poste. A imagem de uma cobra de metal ofereceu um antídoto para o veneno, mas quem olha para cruz e aceita o sacrifício divino toma posse de uma promessa eterna (Jo 3.14-16). O Senhor enviou serpentes para punir Israel por ter reclamado do maná que Deus havia enviado ao povo no deserto. Jesus referiu-se a si mesmo como “o verdadeiro pão do céu”, o maná que fornece vida para Seu povo (Jo 6.32-40).
Vamos meditar: Nm 21.8,9

Quando a serpente de bronze foi pendurada no poste, os israelitas não sabiam o significado mais completo que Jesus Cristo traria a este evento. O mestre explicou: “E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.14,15).
Assim como os israelitas foram curados da doença olhando para a serpente no poste, todos os cristãos de hoje podem ser salvos da doença do pecado, olhando para a morte de Jesus na cruz. Não era a cobra que curava as pessoas, mas Deus curou-as. A crença do povo foi demonstrada por sua obediência às instruções do Altíssimo. Da mesma forma, devemos expressar nossa confiança no Senhor, continuando a olhar para Cristo a fim de obter a cura, tanto do pecado como dos efeitos prejudiciais dele.

Montanhas de Edom
  • O breve sucesso dos Israelitas contra o rei Arade (Nm 21.3) foi seguido por uma derrota, pois eles rebelaram-se contra Moisés. Isso aconteceu enquanto o povo viajava ao longo da fronteira oriental de Edom (foto à esquerda).
  • Israel então contornou a fronteira oriental de Edom e entrou no território de Moabe, a leste de Jericó (Nm 21.10-20).
Wadi Musa
  • Essa área é conhecida ainda hoje como Wadi Musa (“Vale de Moisés” em árabe). [foto á esquerda].



Até a próxima. Paz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *