O que significam as números no livro de Apocalipse?

O que significam os números no livro de Apocalipse?
Os números usados no livro de Apocalipse, assim como em outros livros da Bíblia, têm inspirado muita especulação. Entender o simbolismo dos números no mundo antigo pode ajudar a respaldar nossa interpretação. Tal simbolismo, no entanto, não é rígido ou exato, e por isso, deve haver muito cuidado com esses números, para não tentar fazer quaisquer previsões acerca do futuro.
O número um pode referir-se à unidade de Deus (Dt 6.4; Gl 3.20; Tg 2.19). Dois é o número mínimo necessário para um testemunho legítimo (Dt 17.6; Ap 11.3). Três pode implicar representação divina (Gn 18.1,2; 2Co 13.13, Ap 4.6-8; 6.1-8; 7.1. Quando  se somam três e quatro, o divino e o natural unem-se. Assim, sete pode representar perfeição ou plenitude divina, indicando que Deus e o mundo estão em harmonia.
A multiplicação de três por quatro dá 12, o que o livro de Apocalipse usa para representar o povo de Deus. O número cinco e seus múltiplos, tais como 10, representam a plenitude humana (exemplo: cinco dedos por mão). seis, no entanto, carrega uma conotação negativa do mal, pois não é nem humanamente completo (cinco), nem divinamente completo (sete).
Esse simbolismo antigo pode proporcionar uma melhor compreensão do significado e do uso dos números em Apocalipse, bem como em outras passagens.
Saiba mais sobre Apocalipse: Apocalipse – Parte A – Introdução
Até a próxima. Paz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *